(47) 98422-6082 contato@motapublicidades.com.br

Tudo o que você precisa para começar a desenvolver em WordPress

Mota Publicidades Desenvolvimento Web Tudo o que você precisa para começar a desenvolver em WordPress

Desenvolvimento Web

Tudo o que você precisa para começar a desenvolver em WordPress

Postador por james

Aprender como desenvolver com WordPress pode parecer uma coisa difícil de se fazer, mas tudo se resume a começar. Então, reunimos neste artigo o que julgamos necessário para ajudar você a começar  com o pé direito.

Sobre o WordPress

O WordPress é um software de gerenciamento de conteúdo para criação de websites e blogs, basicamente, o WordPress é o que você quiser que ele seja. É a plataforma para construção de sites e blogs mais intuitiva e responsiva dos últimos tempos e, além de proporcionar a melhor experiência no que diz respeito ao desenvolvimento dos seus próprios temas e plugins, ainda te dá autonomia para implementação de certificados de segurança em WordPress, integração de dados com a nova REST API e gerenciamento de conteúdo no seu blog ou site.

Com o WordPress é possível criar e recriar o que você deseja de um site empresarial, comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos, vitrine de produtos e serviços, e outros conteúdos devido à sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.

Estrutura

O WordPress é dividido, fundamentalmente, entre o core, temas e plugins e para entender como podemos desenvolver o WordPress, é necessário ter noção de como funciona a estrutura do software. Vamos dar uma olhadinha nesses três componentes?

Core

O core é responsável pela infra-estrutura do WordPress e suas funcionalidades. Nele contém todos os códigos que compõem o software, incluindo, desde as funções mais simples às mais avançadas. E o mais importante: esse código é aberto.

Temas

Os temas são responsáveis pelo front-end, o design e a sua experiência visual com o site e\ou blog. Podemos usar a administração do WordPress para criarmos posts, páginas dentro do site, e outros conteúdos dentro do mesmo, mas podemos, também, modificar  à nossa maneira como os nossos posts e páginas são exibidas aos visitantes. Isso, definitivamente, te dá um poder considerável sobre seu site. Além de ter autonomia para instalar e ativar temas pré-desenvolvidos, você pode sair completamente da caixa e desenvolver seus próprios temas do zero.

Plugin

Os plugins, explicando de um jeito simples, fornecem funcionalidade adicional para WordPress. Um plugin pode, por exemplo, modificar o back-end e/ou o front-end de um site. Um bom exemplo é o botão Compartilhar no Facebook.

Facebook-Wordpress-Plugin

Cria-se uma nova página de configurações no menu de administração back-end onde você pode configurar algumas opções para compartilhamento no Facebook através do site\blog, acrescentando-o ao front-end do seu site site.

Desenvolvimento em WordPress

Você pode desenvolver tanto os temas quanto plugins do WordPress, além de aplicações autônomas com a ajuda da nova REST API, mas falaremos mais sobre a nova REST API daqui a pouco.

Independentemente do que você quer fazer com o WordPress, recomendamos que siga um caminho para se dar bem em seus estudos.

Fizemos blocos descritivos que irão te ajudar a se familiarizar com a plataforma e vamos te ajudar com o que você precisa saber antes de escolher o WordPress.

Temas

Aprender como os temas funcionam e como desenvolvê-los te permitirá criar blogs, one-page sites e sites de conteúdo dinâmico e o que mais for relacionado ao front-end do WordPress, também permitirá que você consiga mais\melhores clientes (se é isso que você realmente quer) ou até mesmo desenvolver temas para a plataforma WordPress.

Optimized-Temas-no-diretório-do-wordpress

Você pode conhecer melhor os temas do WordPress visitando o diretório de temas, onde tudo é gratuito. Muitos desenvolvedores front-end lançam seus temas no diretório. Dá uma passadinha  e confira, se essa é sua área de interesse, garantimos que irá gostar!

Plugins

O que são plugins? São, praticamente, a alma do WordPress! Mas, primeiramente, para desenvolver plugins para WordPress é necessário ter conhecimento básico de HTML, CSS, JavaScript e PHP. Se você já entende o que são e o que cada um é responsável por, fica mais fácil entender porque é tão importante se especializar e começar desenvolver com WordPress.

Plugins são ferramentas para estender as funcionalidades do WordPress. Eles dão controle total sobre todos os aspectos do software e permitindo a modificação e desenvolvimento back-end do mesmo. Aprender como desenvolver plugins no WordPress pode ser decisivo na hora de solucionar o problema do seu cliente, apenas por adicionar uma funcionalidade ou outra que ele esteja precisando.

Com eles, você pode customizar funcionalidades, como por exemplo, um botão Compartilhar para o Facebook ou Twitter, um formulário personalizado, um botão para imprimir ou gerar PDFs entre outros. Além disso, existem plugins que auxiliam o gerenciamento do WP ajudando na verificação e análise SEO do seu próprio site, gerando relatórios de visitação, otimizando-o para os mecanismos de busca online e melhorando o posicionamento do seu site nesses buscadores.

diretorio-plugins-wp

WordPress também tem um Diretório de Plugins  com mais de 40.000 plugins. É uma grande fonte de ferramentas, inspiração e exemplos de como desenvolver ótimos plugins.

Isso é o WordPress feito por você.

REST API

Chegou a hora de falar sobre ela: a inovadora, a integradora, a REST API.                 banner-1544x500

REST API é relativamente nova e te permite integrar dados de algo baseado em WordPress, isso inclui apps para Smartphones IOS e\ou Android e pense além… Não há restrições.

REST API é uma forma simples, flexível e poderosa de acessar os dados de um site WordPress (ou qualquer coisa que esteja conectada à internet) externamente a partir de requisições JavaScript em aplicativos mobile, desktop, plugins ou temas WordPress. Na verdade é uma possibilidade incrível de qualquer aplicação desenvolvida em qualquer linguagem se integrar a algo desenvolvido com base no WP. Os dados possíveis de serem acessados através da REST API são diversos e entre eles estão Posts, Meta informações de Post, Termos associados a Post, Revisões de Posts, Páginas, Mídia, Tipos de Posts, Status de Posts, Comentários, Taxonomias, Termos, Usuários.

É isso que a REST API faz: Você pode se conectar a qualquer site e solicitar informações do banco de dados desse site, mas você pode ir além, por exemplo, é possível eliminar usuários, criar usuários (gerenciamento de usuários), editar categorias e muito mais.  Isto significa que você pode usar o WordPress como um repositório de informações e construir o front-end e/ou o back-end usando sistemas completamente diferentes.

Core

Ao pé da letra, o core é o núcleo do WordPress e esse núcleo é de livre acesso, ou seja, esse código é aberto e qualquer pessoa pode colaborar com a construção desse código.

O WordPress é desenvolvido por milhares de colaboradores ao redor do mundo e algumas centenas desses colaboradores contribuíram com o WordPress 4.4 e muitos outros trabalharam nos demais aspectos do software, por exemplo, traduções, aplicações novas, acessibilidade e a mais nova queridinha do WordPress: REST API.

O core da plataforma é aberto, isso permite aos colaboradores identificar bugs,  pensar melhorias para o código, ou seja, contribuir com o desenvolvimento do WordPress em si.

Qualquer pessoa, que tenha experiência, pode contribuir com o core do WordPress, ajudar nas melhorias necessárias para a plataforma, identificar erros, dar ideias, colaborar com a evolução do core, mas é necessário que o desenvolvedor\colaborador do WordPress possua conhecimentos avançados sobre a plataforma, que ele seja especialista em WordPress, para isso, existem cursos de especialização que te ajudam a se tornar um ninja em WordPress e, dessa forma, contribuir para seu crescimento profissional.

WordPress: O que você precisa saber

Há um conjunto bem definido de ferramentas que você precisa estar familiarizado para começar a desenvolver com WordPress. Qualquer bom programador tira de letra, porém, o processo de aprendizagem nunca termina, assim como em tudo na vida, mas vamos te dar aquela ajudinha contando algumas das ferramentas mais avançadas que você precisa estar familiarizado para enfim se tornar um especialista em WordPress.

Você precisa estar confortável, o quanto puder, com as linguagens HTML, CSS e PHP. Além dessas, em algum momento você irá querer saber um pouco mais de JavaScript e MySQL. Quando você tiver uma boa compreensão dessas linguagens, você pode, então, avançar para coisas do tipo XML, JSON, por exemplo, e assim por diante. Conhecendo essas linguagens seus horizontes se ampliarão e, com certeza, sua vida como especialista estará ganha.

Além de todas essas maravilhas sobre o WordPress apresentadas nesse post, existem muitas outras que, só quem é desenvolvedor pode desvendar e desfrutar, por isso amamos tanto o WordPress e buscamos melhorar em nossas especializações todos os dias. É muito fácil aprender sobre WordPress e ainda melhor que aprender é só criar sites e blogs com a plataforma.

Tagged , , ,

Escrito por: james

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos conheça ainda mais